segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Transparências e detalhes



O que é Tule?

O Tule, Tulle, filó ou tela é um tecido fino e delicado que tem o formato de tela. Ele foi criado na cidade de Tulle, no interior da França em meados do século 18. A trama do tecido variava, hoje, a maioria tem trama de tela hexagonal em bobina, esta trama de tela foi patenteada na Inglaterra com o nome de bobbinet no século 19. Ele pode ser feitos de vários materiais como o nylon, o rayon, a poliamida, o poliéster, o algodão e até a seda. A qualidade, a durabilidade e o uso vão depender do tipo de material do tule.

Tipos de tule:

- Tule de seda: Este é bem mais nobre e bem mais caro. Mais de 100 reais o metro. É até difícil de achar pra vender. Você só o encontra em lojas de tecidos de noivas. Um tule é chamado de tule de algodão se tiver 100% de algodão em sua composição.  E um tule é de seda somente se ele tiver 100% de seda em sua composição.
- Tule sintético: Os tules podem ser 100% sintéticos ou podem ser misturados com fios de algodão. Quanto maior for o numero de fios de algodão na trama, maior o preço do tulle e melhor seu caimento. Em alguns casos é difícil distinguir visualmente se ele é 60% ou 80%. Porém o toque desmascara: quanto maior a porcentagem de fios de algodão mais suavel e gostoso é o toque. E também mais pesado é o tule. Quanto menor a porcentagem de fios de algodão, mais transparente, empapelado, armado e quente é o tule.

Podem ser usados em...

- Transparências imitando pele: Desde muito tempo o tule é usado pra isso e parece que agora voltou à moda. Pra fazer essa transparência, é preciso estruturar bem a peça na qual será aplicado. O ideal é usar duas camadas do tule de tom mais próximo ao tom da sua pele.
- Aplicações e bordados: Outra função maravilhosa do tule é o uso em aplicações e bordados. Também é um técnica antiga que vem voltando,  basta bordar o motivo desejado no bastidor, recortar e aplicar na roupa. Você pode usar linha, fitas, contas, pérolas e o que mais quiser. É realmente muito simples e antiga essa técnica, porém precisa de precisão uma vez que o tecido transparente não esconde fios feios no avesso.
O Tule é um tecido que dá um ar totalmente diferente na peça.

Fonte: H-Sama Blog

Na Baratinha você também encontra peças com detalhes em Tule. O melhor para sua revenda, barato de verdade.














Nenhum comentário:

Postar um comentário