quarta-feira, 24 de agosto de 2016

A influência da arte na moda - 24/08 - Dia do Artista


Cores, sombras, objetos, formas, conceitos, culturas, texturas, misturas. Estilistas de todo o mundo recorrem a esses e muitos outros universos, reais ou paralelos, em busca de inspirações que resultam em peças fantásticas, capazes de mudar o rumo do mercado. São criações que fazem curva no percurso histórico da moda. Um estilista criativo está, o tempo todo, buscando novos desafios em lugares improváveis, através de pesquisas intermináveis sobre história, culturas, etnias e claro, artes plásticas.

O surrealismo, por exemplo, talvez seja o movimento artístico mais presente na moda, principalmente em fotografias. O porquê acaba sendo óbvio. As possibilidades geradas pelos artistas surrealistas são das mais diversas, fazendo florescer a mente criativa de profissionais que trabalham com moda. François Baudot, conselheiro editorial da revista Elle, lançou um livro chamado Fashion & Surrealism (Moda e Surrealismo), onde o autor comenta como o surrealismo influenciou e continua influenciando as produções de moda, principalmente através da inspiração em nomes como Salvador Dali, Joan Miró e Rene Magritte.



Um dos exemplos mais fortes e conhecidos a respeito da influência da arte na moda é o icônico vestido feito por Yves Saint Laurent, em 1965. Laurent criou uma série de peças inspirados nos quadros de Mondrian, mais precisamente a obra “Composição com vermelho, amarelo e azul”:


A criação de YSL foi replicada em dezenas de capas de revistas, fotografias e eventos. Até hoje, ganha releituras não só em vestidos, mas também em acessórios, como bolsas.


A maison Marchesa, uma das que mais vestem estrelas de Hollywood para desfilarem nos tapetes vermelhos, já criou uma coleção em cima da pintura “Retrato de Maria Teresa de Vallabriga a cavalo”, obra de Goya, para seu inverno 2013/2014.



Antes, para o inverno 2012/2013, Marchesa criou a partir da pintura “A Soul Brought to Heaven”, do francês William-Adolphe Bouguereau. Essa coleção foi muito elogiada por sua riqueza de detalhes, que beirava até o macabro. Olha o quadro:


E três criações que fizeram parte da coleção:


Mas não é só artes plásticas que influenciam a moda. A música é uma grande influenciadora. Muitas pessoas se vestem e até se portam como os seus ídolos. Um exemplo disso foram as Spice Girls e Backstreet Boys, que foram bandas de muito sucesso que influenciaram diretamente na moda na época em que estavam no auge. 


Além dessas bandas, também temos as bandas de rock, que influenciam no modo de vestir dos seus fãs, e até mesmo no modo de agir. Bandas famosas como KISS, Guns n' roses, Metallica, Blink 182, influenciaram e influenciam a moda até hoje.


E não para por aí.  Os filmes também influenciam a moda. Você sabia? A moda nerd, por exemplo, tem uma diferença essencial para a moda tradicional: as peças de roupa feitas para os geeks possuem quase sempre uma referência a um jogo, livro, filme, seriado ou HQ, e isso faz com que, para entender aquela peça, seja preciso conhecer a sua origem. Camisetas e outras peças contendo piadas que envolvem situações corriqueiras na vida dos nerds ou mesmo referências à cultura pop estão cada vez mais em alta, e a indústria da moda já se adaptou a este novo cenário, no qual os geeks estão gastando cada vez mais com roupas voltadas especialmente para eles.


Claro que esses são só alguns exemplos. Se fosse para reunir todas as inspirações artísticas que influenciam a moda, teríamos um post gigante. A verdade é que, no fim das contas, a moda e a arte caminham juntas. É impossível descolar esses dois fenômenos artísticos, que conversam tanto a respeito de suas semelhanças e diferenças através da plasticidade das criações.


E na baratinha, você encontra fantasias inspiradas em filmes e séries:




  





Nenhum comentário:

Postar um comentário