sexta-feira, 19 de agosto de 2016

A História da Fotografia de moda


Hoje, dia 19 de Agosto, comemora-se o dia mundial da fotografia, e com isso, trouxemos um pouco da história deste meio, que registra os melhores momentos da nossa vida, na moda. Sim, a fotografia tem uma grande participação na moda. Nas passarelas, revistas, em tudo que envolve moda, tem sempre um fotografo registrando o momento.
A história da fotografia de moda está diretamente ligada à história das revistas de moda, e assim as duas histórias seguiram juntas (e seguem até hoje). Quando enfim as revistas de moda passam a ter ilustrações (ainda em P&B) 1909 vem à necessidade de se produzir fotografia, com isso o uso das técnicas vem sendo cada vez mais aprimorados, e nomes de grandes profissionais como Edward Steichen (1879-1973) - o primeiro grande fotógrafo de moda, que permaneceu muito tempo no mercado por conta de seu bom gosto- que então essa revolução tornou-se uma realidade.

Fotografia de Edward Steichen
Dai, vem surgindo mais e mais nomes, como nos anos 20 o Cecil Beaton e Man Ray, talentosos e cheios de imaginação para a Maison Chanel, publicados na Vogue e na Harpper`s Bazar. A fotografia de moda vai ganhando cada vez mais admiradores, assim como das revistas.


Fotografia de Cecil Beaton publicada na Harper`s Bazar
As criações dos estilistas passaram a ser envolvidas pelos clicks dos grandes fotógrafos, um ajudando no trabalho do outro. O filme “Bonequinha de Luxo” fala muito bem da realidade fashion da época.


Audrey Hepburn (1929 - 1993) no filme "Bonequinha de Luxo"
Surge então a primeira agência de modelos em Paris, para suprir as necessidades fotográficas de mostrar os grandes trabalhos dos estilistas da época.
A primeira fotografia colorida publicada foi na capa da Vogue nos anos 30, do fotógrafo Steichen. Nos anos 50, o boom dos estilistas como Cristian Dior, Givenchy e Belanciaga que representavam um ápice da histórai da moda.
E então, fotografia de moda, naquela época, já era indispensável para o sucesso de uma revista, sendo necessário desenvolver várias outras formas de mostrá-la, formando grandes nomes de fotógrafos + grandes nomes de estilistas em um grupo único.
Richard Avedon preferido da Maison Dior, Ivrin Pen faziam parte desse grupo. Nos anos 70, a fotografia é influenciada pelas liberações constantes da época, apelo sexual, conceitos de produções de moda e a atitude das modelos nas passarelas e estúdios marcou a era de uma fotografia cada vez mais ousada.


A famosa fotografia de Richard Avedon, com Dovima posando entre elefantes de circo para Harper’s Bazaar em 1955
E assim, com o passar do tempo e da sua evolução a fotografia torna o mundo muito mais glamuroso, tornando os desejos de consumo muito mais intenso e explícitos.
Os anos 80 e 90 foram a vez das modelos com salários altíssimos. Gisele Buchen, Linda Evangelista, Cris Turligyon e Claudia Schiffer, sem contar com Naomi Campbel, dentro outras que continuam até hoje, em fotografias, ícones, diretamente ligadas ao luxo como algo inatingível (foi assim que a fotografia as fez).



Fotografias de Modino

Hoje em dia, vivemos num mundo onde tudo é possível na fotografia de moda, por outro lado, os leitores estão ficando cada vez mais exigentes. Assim como os fotógrafos vão se exigindo cada vez mais, criando suas próprias regras.



Trouxemos, também, os produtos com as mais belas fotografias, confira:














Nenhum comentário:

Postar um comentário