sexta-feira, 11 de novembro de 2016

10 Curiosidades sobre a cor preta


A mais objetiva das cores. Ela significa drama mas, também, significa poder, elegância e formalidade. O preto é realmente a cor predileta dos designers e dos jovens. Mostra a negação, a sujeira, simboliza o azar e o mal. Apesar de ser ícone da moda no mundo inteiro, é o tom das pessoas mais conservadoras. O preto nos traz mistério e sofisticação.

1 - Alguns estão totalmente convencidos de que o preto não é uma cor, porém não sabem dizer por que. Mas, já que a soma de todas as cores do arco-íris é o branco, o preto seria a ausência de luz, a ausência de todas as cores. Desse modo, ele foi declarado uma “não cor”, uma cor .

2 - É a cor preferida de 10% das mulheres e homens do mundo. A maioria usa a cor preta para disfarçar as gordurinhas. Ela apenas dá a sensação de que a pessoa é menor, por que não interage tanto com o ambiente, como as cores claras, por exemplo. Na verdade, ela cria uma ilusão de ótica, assim como uma calça com listras verticais que faz parecer que as pernas são mais longas, enquanto que as com listras horizontais causam efeito diverso.

3 - Uma sexta-feira 13 qualquer pode ser um pesadelo para os gatos pretos. Infelizmente, ainda há muita superstição sobre eles. Nessa data, algumas pessoas são capazes de dizer que os bichanos trazem azar. Como resultado, muitos deles – que não têm culpa de nada – são sacrificados e odiados. Tudo porque na Idade Média, os gatos pretos eram considerados bruxas transformadas em bichos. Pois bem, essa era a mentalidade da época que, além disso, levantou a ideia de que cruzar com um deles na rua poderia trazer má sorte. Foi aí que essa história nasceu, por conta da associação às trevas e a magia negra, a cor do azar. Apesar de em muitos países, dizerem ainda que gato preto dá azar, na Escócia, Irlanda e Japão eles significam sorte.

4 - Em 1900, nas fotografias dos casamentos, quase todas as noivas usavam vestido preto que ia até os pés (somente o véu era branco). Esses vestidos eram reaproveitados depois, para serem usados em festas. As noivas mais modestas usavam vestidos com tecidos opacos, que poderiam ser reutilizados mais tarde para ir à igreja ou a enterros. O preto também era a cor adequada para a ocasião, já que os casamentos eram tratados como negócios. Quem não tinha nada para herdar não tinha como se casar. Portanto, na época em que dominava a frieza da razão, o preto era realmente a cor adequada para as noivas.

5 - Existem 50 tons de preto catalogados pelo homem. Entre eles, preto asfalto, preto carvão, preto fumaça, preto nanquim, entre outros.

6 – Você sabia que existem pessoas que tem fobia de cor preta? O medo dessa cor tem nome: melanofobia. 

7 - O preto transforma todos os significados positivos das cores em seu oposto negativo. Quer um exemplo? Vermelho é amor; mas vermelho com preto significa o oposto, o ódio. Amarelo é a cor da alegria, mas se adicionarmos preto, teremos o egoísmo, a infidelidade, a hipocrisia.


8 - Com o descobrimento das Américas, surgiu um corante da cor, o campeche, uma madeira de uma árvore nativa da América Central que era ralada e submersa para fermentar. O corante que se desprendia tingia denso. A madeira era importada e muito cara, por isso, o preto se tornou uma cor nobre.

9- Na África, o preto tem naturalmente outro significado. Na bandeira da Uganda, por exemplo, significa o povo. Na de Malawi, simboliza uma nova era dos estados independentes e a nova consciência do povo. Não é a toa que o símbolo africano de liberdade é uma estrela preta com cinco pontas.

10- Espaços pretos parecem bem menores do que os brancos. Os móveis e objetos da mesma cor dominam o espaço, parecem mais pesados e brutos. Pelo forte contraste que fazem com o ambiente, eles podem causar a impressão de desajeitados. Um sofá preto parece ser mais duro do que um claro. Enquanto o branco irradia, aumenta opticamente a superfície, o preto concentra a ação dos limites dos objetos.


E é claro que na baratinha você encontra as mais belas peças na cor preta:











Nenhum comentário:

Postar um comentário