segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Mas de onde vieram os pijamas?


Pijamas são um tipo de roupa usado para dormir, usadas por pessoas que não querem dormir sem roupas ou apenas com a roupa de baixa. Pijamas são geralmente constituídos por um conjunto de duas peças de roupas, embora pijamas compostos de uma peça também existam. A palavra pijama vem do hindu pajama, que se originou do persa. Significa "roupa para as pernas".



Não se sabe quando começou-se a usar o pijama para dormir. Sabemos apenas que ao final do século XVI as pessoas de classe alta utilizavam várias roupas durante o dia. Não havia essa ideia de ter roupas para sair e roupas para ficar em casa. Apesar de hoje existirem até desfiles de moda para pijamas, a realidade nem sempre foi assim. No passado, os pijamas eram camisolas que cobriam o pescoço, tinham mangas longas e eram feitas de lã. A função não era embelezar ou ditar tendências, mas sim garantir uma vestimenta adequada aos padrões da época e esquentar quem os usava, pois não existia aquecimento nas casas e as pessoas sofriam por causa do inverno rigoroso da Europa e do Hemisfério Norte. Essa camisola era usada por homens e mulheres, sem distinções de modelos. Esses modelos iam do pescoço aos pés, eram de lã e tinha mangas compridas.

Dois séculos depois (século XVIII) surge o negliée, só para as mulheres, feita com tecidos mais sofisticados, como a seda. O negliée era roupa para ser usada a noite e para relaxar em casa. Para os homens, a grande camisola de lã foi dividida em duas peças, uma bermuda combinada com uma camisa larga e confortável, dando origem ao básico pijama masculino. Essas mudanças influenciaram muito o pijama que vestimos hoje em dia, feitos de tecidos variados e em diversos modelos, tanto para homens quanto para mulheres.

Fontes: WikipediaPijamas

Nenhum comentário:

Postar um comentário