quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O Carnaval pelo mundo!


O carnaval não é comemorado somente no Brasil, mas em boa parte do planeta. No Brasil, o carnaval é uma das festas mais tradicionais, o país praticamente pára e cada estado festeja de acordo com seu costume. Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo são responsáveis pelas festas mais famosas e suas tradicionais escolas de samba. Outro carnaval muito conhecido e badalado pelos seus trios elétricos e pela música baiana é o de Salvador. O bloco carnavalesco Galo da Madrugada e vários outros marcos do carnaval, como os Bonecos Gigantes de Olinda se concentram no Estado de Pernambuco, nas cidades de Recife e Olinda.
 
Nice – França: Seguindo tradições religiosas bem particulares, o carnaval que acontece na Basileia é conhecido como a maior festa protestante do mundo. O  evento começa a partir do ritual Morgestraich, realizado sempre nas segundas-feiras de carnaval. Na madrugada deste dia, mais especificamente às 4h da manhã, as luzes da cidade se apagam e a população se reúne em uma procissão iluminada por lanternas e embalada pelo som que sai de flautas e tambores. Os turistas participam da festa apenas como espectadores, enquanto os moradores usam máscaras específicas para o evento.

Estados Unidos: Nos Estados Unidos, o carnaval resume-se basicamente na celebração do Mardi Grass (Terça-Feira Gorda), vários estados celebram o carnaval. O Estado mais tradicional na comemoração é New Orleans, onde, durante o Mardi Grass, desfilam pelas ruas mais de 50 agremiações. A agremiação mais conhecida é a do Bacchus (que possui gigantescos e originais carros alegóricos).
Alemanha: Na Alemanha a celebração do carnaval acontece tanto nos grandes centros urbanos quanto na Floresta Negra e nos Alpes. A festa mais tradicional é a da cidade de Bonn, que organiza desfiles com pessoas fantasiadas; o diabo fica solto, por esse motivo as pessoas usam máscaras a fim de esconder seus rostos.
Veneza: Um dos carnavais mais antigos do mundo, a festa em Veneza conta com dois elementos que tornam a comemoração mais que especial: o cenário, cercado pelos canais e prédios históricos; e as famosas máscaras, responsáveis pelo toque de magia e mistério que definem os dias de folia na cidade italiana. Além das festas de rua, acontecem os famosos bailes em clubes e hotéis mais famosos do destino. Outra característica do evento em Veneza é a promoção e organização de concertos e apresentações de dança que acontecem em diversos pontos da cidade.

Fonte: Brasil Escola, Mundo Educação 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário