segunda-feira, 25 de julho de 2016

As incríveis estampas


As estampas sempre estão presentes no universo feminino e em muitas outras coisas também. Vão de roupas á acessórios, calçados, toalhas, tapetes...  E como surgiu a técnica de estampar tecidos? Você já parou para pensar nisso?
Dos vários e diferentes métodos de estamparia a técnica de uso de blocos de madeira é a mais antiga surgiu no final do século XVII. Mais tarde na década de 1750 surgiram as estampas utilizando a tela de estêncil e os rolos de cobre gravados. Os fenícios produziram os primeiros tecidos estampados, usando o método de estamparia em blocos e a tecelagem trabalhada em fios de diversas cores formando estampas muito apreciadas pelo mercado.
Outro método usado era o estêncil, em diferentes estamparias, além de bordados em cores ricas e vibrantes. Na verdade, tecidos estampados apenas passaram a ser utilizados na Europa após o século XVII. Porém, existem exemplos de estamparia utilizando blocos de madeira sobre linho, durante a Idade Média, técnica esta que foi muito provavelmente trazida da Ásia e introduzida pelos romanos na Europa. A Índia era mestra na arte de estamparia sendo que seus produtos superavam, em muito, o trabalho feito pelos Persas e Egípcios.













Nenhum comentário:

Postar um comentário